Quem nunca ao mudar o canal da televisão de sua casa se deparou com empolgantes e fantasiosos anúncios POLISHOP? Eles estabelecem um diálogo que lhe causam introspecção e quando você menos percebe está no jogo de necessidades que te estabelecem.
Propaganda é isso, “catucar” o cliente mostrando que realmente sabemos o que o consciente e subconsciente dele precisa, seguindo o caminho de tomar para análise de nossos estudos anúncios como estes, que estratégicamente conhecem e utilizam o poder de sua falácia, frases estilísticas e figuras de linguagem como arma poderosa e indispensável da persuasão.
Uma das grandes sacadas dessa empresa, é uma revista mensal com todos os seus produtos que ela envia para aqueles clientes que já compraram por ter visto na televisão e ligado. Tiro como exemplo a minha mãe, que vez ou outra assiste, mas fica na ansiedade de chegar o novo exemplar do mês com promoções e novidades onde ela pode tranquilamente no conforto de casa ou relançe no trabalho folhear, pegar o telefone e efetuar sua satisfatória compra.
Para não ficar apenas em uma citação e observação dos meus comentários, trouxe o último exemplar que recebi em casa, só para começar podemos ver a sugestividade do diálogo com o consumidor que o título da revista traz: “Novas Idéias POLISHOP”.
Postei um pouco do conteúdo da revista e fiz algumas identificações que deixo para futuras discussões.
Frases fragmentadas, labirínticas, parentética, curtas… Gradação, anáculo, personificação, metáfora, metonímia, sinestesia, enfim, você vai capturando o cliente para o objetivo do consumo convincente, vale a pena analisar
Conteúdo de imagens extraído da revista POLISHOP ANO VII – nº6 – 2010
Conteúdo escrito de autoria própria com pesquisas para identificações das falácias, frases e figuras extraídas das anotações de Helen, resumos relacionados ao assunto na internet e do livro Gramática em textos de Leila Lauar Sarmento, mas todos os comentários com minhas palavras.
Bons textos! ;) Continuem com o blog e postem de todas as disciplinas!
ResponderExcluir